Onde posso praticar mergulho em Cuba?

Muitas pessoas perguntam quais os melhores locais para realizar mergulho em Cuba. Devido a procura, resolvemos fazer um artigo contando tudo sobre a prática dessa atividade na ilha cubana, inclusive, quais são os melhores lugares para realizar esse sonho. Sendo assim, os melhores mergulhos são realizados em quatro famosas praias de Cuba: Cayo Guillermo, Cayo Largo del Sur, Playa Ancón em Trinidad e Maria La Gorda na península de Guanahacabibes. Abaixo vou explicar um pouco sobre cada uma delas. 

Como é a praia de María La Gorda?

Maria la gorda

A famosa praia de María La Gorda, está localizada em Pinar del Río, bem na região onde se encontra o Centro Internacional de Buceo. O interessante dessa localidade para os mergulhadores são os maravilhosos corais negros, como também, os diversos restos de embarcações, os famosos naufrágios. No entanto, para poder visitar essas determinadas embarcações, é necessário um certificado especial. Em Cuba o meio ambiente é bem protegido e, principalmente, os pontos de mergulho. Mas, ao decorrer do tempo foi existindo o chamado branqueamento nessa parte da ilha. O branqueamento é causado pela elevação da temperatura que ocasiona a morte de milhares de corais. Inclusive, existe um documentário na Netflix chamado “Em busca dos corais (Chasing Coral)” que fala sobre esse fenômeno. 

O mergulho em Playa Ancón em Trinidad!

Locais de mergulho em Cuba

A praia de Playa Ancon fica pertinho do centro de Trinidad e, inclusive, foi uma das primeiras praias cubanas disponibilizadas para turistas. A praia é encantadora, sua areia é bem branquinha e sua água é bem tranquila, a cor do mar é deslumbrante em tons azul turquesa. Em Playa Ancon existem dois tipos de mergulho, o mergulho de snorkel e o mergulho de cilindro. O mergulho de cilindro é o mais indicado, pois você pode conhecer em grupo cerca de 20 pontos de imersão. O mergulho de snorkel é aquele mergulho livre, que não vai tão fundo, você somente utiliza máscara, nadadeira e o snorkel (um tubo pequeno de ar). Em Playa Ancón existe um berço gigantesco de corais, inclusive, é possível realizar mergulhos mais avançados nessa região. O mergulho em “cuevas” é incrível. O que são cuevas? cuevas são paredões nos quais os peixes procuram abrigo e corais crescem livremente. 

Os famosos Cayos!

Cayos

Em Cuba as praias de Cayos são muito famosas, pois são inacreditáveis de tão bonitas. A Cayo Guillermo abriga o Centro Internacional de Mergulho, o Coco Diving Center e possui uma das barreiras de corais mais bonita da região de Cuba. Nessas regiões de Cayo você pode ver tartarugas, moreias-verdes, peixes coloridos e de diversas espécies. O Cayo Largo de Sur é uma ilha que possui 32 pontos de mergulho e cerca de 25 metros de profundidade. A região possui uma vasta espécie de corais, esponjas e estrelas-do-mar. Em Cayo Largo é realizado três tipos de mergulho: em labirintos de corais, em paredões de corais mais profundos e por cima dos corais. Vale muito a pena conhecer esse lugar incrível! 

Locais de mergulho em Cuba: As águas são boas para mergulho em Cuba?

O mar de Cuba é muito famoso por sua água cristalina. Sendo assim, são excelentes para a prática de mergulhos. As águas em Cuba possuem temperatura de 24 e 28 C° e com a possibilidade de visibilidade entre 30 e 40 metros de profundidade. O fundo do mar cubano é encantador, com abundantes recifes de corais. Além disso, mergulhadores profissionais e até mesmo iniciantes buscam muito por Cuba por conta da riqueza do mar e a água cristalina. 

Qual o melhor mês para realizar uma viagem para Cuba?

Cuba é um país tropical, então, é calor quase o ano todo. No entanto, muitos blogs e pessoas que já foram para o país contam que o melhor momento para visitar Cuba é em Novembro a Abril, pois nesse momento é quando acontece as estações do outono, inverno e primavera no país. Então, o clima fica mais tranquilo em relação ao calor. Além disso, tem a possibilidade de chuvas. A temperatura nesse período varia entre 19° C a 27° C. 

Locais de mergulho em Cuba: Como é o mergulho para iniciantes em Cuba?

Locais de mergulho em Cuba

Existem algumas medidas para pessoas que querem muito realizar o mergulho, mas não tem experiência e está com medo. Primeiramente, você pode fazer um curso básico de mergulho, o Open Water Scuba Diving. Essas aulas são indicadas para quem quer focar em realizar diversos mergulhos em sua viagem a Cuba. Você também pode realizar aulas de mergulho no Brasil, existem alguns lugares que realizam esse tipo de atividade. A segunda opção é realizar um treinamento minutos antes do mergulho, é o chamado Discover Scuba Diving. Você realizará o mergulho acompanhado por um mergulhador profissional, ele te ensinará como respirar, principais sinais e a lidar com a equalização (pressão nos ouvidos). Se você tem medo dessas opções, pode realizar o mergulho com a Snorkel, um mergulho no raso com apenas um tubinho de respiração.

Como conseguir o Visto para Cuba?

Uma dica importante para que você consiga seu Visto Cuba com mais tranquilidade e rapidez é procurar um Consultor Especializado. O mesmo irá te auxiliar em todo o processo burocrático, como, por exemplo, documentações necessárias para emissão do Visto Cuba e dicas de extrema importância para que esse procedimento seja o mais tranquilo possível. Ficou interessado? Então, Fale conosco e tire suas dúvidas sobre o Visto para Cuba

 

 

 

Por Visto Online Express.

Links Relacionadas:

Visto Consular

Passaporte de Urgência 

Passaporte Comum, como solicitar?

Visto para os EUA

Visto Americano de Urgência 

Tirar RNE/ CRNM